domingo, 6 de julho de 2008

1968: E O MUNDO NUNCA MAIS FOI O MESMO

A década de 1960 foi um divisor de águas do século vinte. O mundo vivia momentos de grandes transformações. Em especial, o ano de 1968 se tornou um marco destas mudanças. Em meio às mudanças tecnológicas e as incertezas da Guerra Fria, os jovens tomavam as ruas mundo afora contestando os padrões estabelecidos de governo, educação, moral, etc.

Clique na figura abaixo e tenha acesso a uma linha do tempo que apresenta os grandes fatos ocorridos dia-a-dia em 1968. Boa Viagem...


Clique no velho Hippie e assista a um programa sobre 1968. Conheça os jovens que queriam mudar o mundo.


Em várias partes do mundo os jovens tomaram as ruas em protestos, como a passeata dos 100 mil (Brasil), Primavera de Praga (Tchecoslováquia); manifestações estudantis na França e manifestações nos Estados Unidos contra a Guerra do Vietnan.
Entenda como estes movimentos fizeram história clicando na imagem abaixo:

A luta pelos direitos civis ganharam as ruas em 1968, mas também marca a morte do líder negro norte americano Martin Luther King e do Senador Robert Kennedy, além do movimento feminista que ganhava força naqueles dias de mudanças.

Clique no símbolo do movimento Black Power e mergulhe neste cenário de transformações e radicalismos.


68' por Edgar Morin
"O francês Edgar Morin é um dos últimos grandes pensadores vivos. Filósofo, historiador e sociólogo, aos 87 anos se empolga ao falar dos movimentos estudantis atuais e diz que uma das maiores conquistas de Maio de 68 foi a afirmação da adolescência como entidade social autônoma. Mas o intelectual acredita que a crise moral que provocou o levante de 40 anos atrás é hoje muito mais grave porque o mundo, segundo ele, perdeu totalmente a crença num futuro melhor."
Leia esta entrevista na íntegra, clicando aqui.

sábado, 5 de julho de 2008

50 ANOS DE BOSSA NOVA

A bossa nova é um movimento da música popular brasileira surgido no final da década de 1950 e início da de 1960. De início, o termo era apenas relativo a um novo modo de cantar e tocar samba naquela época. Anos depois, Bossa Nova se tornaria um dos gêneros musicais brasileiros mais conhecidos em todo o mundo, especialmente associado a João Gilberto, Vinicius de Moraes, Antonio Carlos Jobim e Luiz Bonfá.

A palavra bossa apareceu pela primeira vez na década de 1930, em Coisas Nossas, samba do popular cantor Noel Rosa: O samba, a prontidão/e outras bossas,/são nossas coisas(...). A expressão bossa nova passou a ser utilizada também na década seguinte para aqueles sambas de breque, baseado no talento de improvisar paradas súbitas durante a música para encaixar falas.

Fonte: Wikipedia

Saiba mais clicando aqui.


"Nós éramos um grupo de jovens que procurava uma identidade musical, pois o que se tocava no Brasil no final dos anos 60, apesar de ser uma música bonita, bem feita, não era em absoluto uma realidade de uma geração mais solta, mais alegre, mais ligada à natureza do que a geração anterior que curtia a noite, as boates, os amores sofridos e cuja música refletia essas situações de seu dia-a-dia."
Roberto Menescal

Leia o texto acima na íntegra, clicando na imagem abaixo:


sexta-feira, 4 de julho de 2008

Primeiro vôo direto da China em quase 60 anos chega a Taiwan

Retomada de tráfego aéreo é considerada marco nas relações entre dois lados, separados em 1949.

Para saber mais clique aqui.