domingo, 6 de julho de 2008

1968: E O MUNDO NUNCA MAIS FOI O MESMO

A década de 1960 foi um divisor de águas do século vinte. O mundo vivia momentos de grandes transformações. Em especial, o ano de 1968 se tornou um marco destas mudanças. Em meio às mudanças tecnológicas e as incertezas da Guerra Fria, os jovens tomavam as ruas mundo afora contestando os padrões estabelecidos de governo, educação, moral, etc.

Clique na figura abaixo e tenha acesso a uma linha do tempo que apresenta os grandes fatos ocorridos dia-a-dia em 1968. Boa Viagem...


Clique no velho Hippie e assista a um programa sobre 1968. Conheça os jovens que queriam mudar o mundo.


Em várias partes do mundo os jovens tomaram as ruas em protestos, como a passeata dos 100 mil (Brasil), Primavera de Praga (Tchecoslováquia); manifestações estudantis na França e manifestações nos Estados Unidos contra a Guerra do Vietnan.
Entenda como estes movimentos fizeram história clicando na imagem abaixo:

A luta pelos direitos civis ganharam as ruas em 1968, mas também marca a morte do líder negro norte americano Martin Luther King e do Senador Robert Kennedy, além do movimento feminista que ganhava força naqueles dias de mudanças.

Clique no símbolo do movimento Black Power e mergulhe neste cenário de transformações e radicalismos.


68' por Edgar Morin
"O francês Edgar Morin é um dos últimos grandes pensadores vivos. Filósofo, historiador e sociólogo, aos 87 anos se empolga ao falar dos movimentos estudantis atuais e diz que uma das maiores conquistas de Maio de 68 foi a afirmação da adolescência como entidade social autônoma. Mas o intelectual acredita que a crise moral que provocou o levante de 40 anos atrás é hoje muito mais grave porque o mundo, segundo ele, perdeu totalmente a crença num futuro melhor."
Leia esta entrevista na íntegra, clicando aqui.

2 comentários:

maria da penha disse...

Ótimo trabalho.Parabéns! É incrível, mas todas às vezes em que assisto documentários sobre esse período, tenho a sensação de
"fazer parte" dele! Mais uma vez Parabéns !!!

Licínio Filho disse...

Olá Maria da Penha,
obrigado pelas palavras, elas me dão força para continuar com este trabalho. Eu particularmente tenho muita simpatia por este período histórico, pois foi uma época em que a juventude brasileira e de várias partes do mundo sonhou um mundo melhor e foi para as ruas realizar este sonho...muito lindo.
Apareça sempre.
Abraços.