terça-feira, 25 de agosto de 2009

O TROPICALISMO - Repostagem

Leia o texto abaixo e assista aos vídeos indicado nesta postagem e depois faça um relatório em seu caderno sobre o Tropicalismo, a partir das informações coletadas aqui.

A Tropicália, Tropicalismo ou Movimento tropicalista foi um movimento cultural brasileiro que surgiu sob a influência das correntes artísticas de vanguarda e da cultura pop nacional e estrangeira (como o pop-rock e a concretismo); mesclou manifestações tradicionais da cultura brasileira a inovações estéticas radicais. Tinha também objetivos sociais e políticos, mas principalmente comportamentais, que encontraram eco em boa parte da sociedade, sob o regime militar, no final da década de 1960. O movimento manifestou-se principalmente na música (cujos maiores representantes foram Caetano Veloso, Torquato Neto, Gilberto Gil, Os Mutantes e Tom Zé); manifestações artísticas diversas, como as artes plásticas (destaque para a figura de Hélio Oiticica), o cinema (o movimento sofreu influências e influenciou o Cinema novo de Gláuber Rocha) e o teatro brasileiro (sobretudo nas peças anárquicas de José Celso Martinez Corrêa). Um dos maiores exemplos do movimento tropicalista foi uma das canções de Caetano Veloso, denominada exatamente de "Tropicália".
Fonte: Wikipedia

Saiba mais clicando aqui.

Assista um vídeo sobre este importante movimento.


Além do Tropicalismo, a década de 1960 assistiu ao surgimento de outro importante movimento ligado a cultura jovem.Influenciados pela música dos Beatles e as transformações comportamentais daquele período.
Assista ao vídeo abaixo e conheça um pouco da Jovem Guarda



Aqueles eram anos duros, anos da ditadura militar.




2 comentários:

Anônimo disse...

Gosto mais do Clube da Esquina hehehe

Licínio Filho disse...

Carmello, meu camarada!
Bem-vindo às páginas do ciberhistoria...Eu adoro o clube da Esquina, Bicho.
Mas,porém,entretanto, a proposta estética musical tropicalista também me agrada...
Mas,você anda meio Mutante de uns tempos pra cá,não?...rsrsrsrsrs...
Apareça sempre.
Ah...procure no menu o blog 100% 5ª série, lá tem umas propostas de atividades que meus alunos se amarram e você poderá aplicá-las com sua meninada.
Abração.