domingo, 24 de agosto de 2008

Reforma Protestante & Contra Reforma Católica
















"A Reforma Protestante foi um movimento de caráter religioso que marcou a passagem do mundo medieval para o moderno. Entre um dos fatores de grande relevância que assinalaram esse período de transformações podemos destacar o novo contexto econômico do período. No ambiente das cidades, os comerciantes burgueses eram malvistos pela Igreja. Segundo os clérigos, a prática da usura (empréstimo de dinheiro a juro) feria o sagrado controle que Deus tinha sobre o tempo.

Além dos comerciantes, a própria crise econômica feudal também instigou a população a questionar os dogmas impostos pela Igreja. Os clérigos estavam muito mais próximos das questões materiais envolvendo o poder político e a posse de terras, do que preocupados com as mazelas sofridas pela população camponesa. Um dos mais claros reflexos dessa situação pôde ser notado com o relaxamento dos costumes que incitava padres, bispos e cardeais a não cumprirem seus votos religiosos."
(Fonte:Mundo Educação)

Antecessores:

John Wycliffe (1330 – 138) redigiu alguns ensaios onde denunciava as ações corruptas da Igreja e defendia a salvação espiritual por meio da fé. Em certa medida, as teorias lançadas por esse pensador viriam a influenciar as obras de Martinho Lutero, no século XVI.
Jan Huss (1370 – 1415) foi um padre que se preocupou em traduzir o texto bíblico em outras línguas e denunciou o comportamento dos clérigos católicos. A pregação por ele empreendida, ao longo da Boêmia, motivou a violenta reação das autoridades do Sacro-Império Germânico que ordenaram sua morte pela fogueira. A morte de Huss deu origem a um movimento popular conhecido como hussismo. A grande maioria de seus integrantes eram camponeses pobres insatisfeitos com sua condição de vida.

Os Reformadores da Igreja no séculoXVI

Martinho Lutero - Monge agostiniano alemão, rompeu com a Igreja Católica devido, principalmente à questão das indulgências. Em 1517, redigiu as 95 teses, um conjunto de críticas aos abusos praticados pelo clero católico, que foram pregadas na porta da igreja de Wittenberg. Excumungado e perseguido pelo papa Leão X, recebeu proteção do príncipe Frederico da Saxonia. Em seu castelo, traduziu a Bíblia para o alemão, além de desesenvolver suas principais idéias.

Principais idéias de Lutero:



• A justificação pela fé, pela qual as aparências têm valor secundário. A única coisa que salva o homem é a fé. Sem ela, de nada valem as obras de piedade, os preceitos e as regras. O homem está só diante de Deus, sem intermediários: Deus estende ao homem sua graça e salvação; o homem estende para Deus sua fé.
• Por isso a Igreja não tem função, o papa é um impostor, a hierarquia eclesiástica, uma inutilidade.
• Outra idéia de Lutero era o livre-exame. A Igreja era considerada incompetente para salvar o homem; por isso sua interpretação das Sagradas Escrituras não era válida: Lutero queria que todos os homens tivessem acesso à Bíblia (por isso a traduziu do latim para o alemão). Todo homem poderia interpretar a Bíblia segundo sua própria consciência, emancipando-se no plano da ideologia religiosa.

João Calvino - Ex- aluno da Universidade de Paris, onde estudou direito, calvino, muito jovem, conheceu as idéias reformistas então presentes na França. Devido a suas idéias foi perseguido e refugiou-se na Basiléia (Suíça) onde publicou, em 1536, a Instituição da Religião Cristã, obra que apresentava seu pensamento religioso.

Principais idéias de Calvino:

Calvino, como Lutero, partia da salvação pela fé, mas suas conclusões eram bem mais radicais; o homem seria uma criatura miserável, corrompida e cheia de pecados; somente a fé poderia salvá-lo, embora essa salvação dependesse da vontade divina — esta era a “idéia da Predestinação”.A Suíça já conhecia o movimento reformista através de Ulrich Zwinglio e era um lugar propício para Calvino desenvolver suas idéias. Mas o fator principal para a difusão do calvinismo na Suíça foi a concentração, nesta região, de um número razoável de comerciantes burgueses, desejosos de uma doutrina que justificasse suas atividades lucrativas.

O calvinismo rapidamente se espalhou pela Europa. Na Inglaterra eram chamados Puritanos, na França, Huguenotes e na Escócia, Prebisterianos.


Henrique VIII - "Na Inglaterra, a difusão da Reforma foi facilitada pela disputa pessoal entre o soberano, Henrique VIII, e o papa. Henrique VIII era católico, mas rompeu como papa quando este se recusou a dissolver seu casamento com Catarina de Aragão,que não lhe havia dado um filho homem. Ignorando a decisão papal, Henrique VIIIcasou-se, em 1533, com Ana Bolena, sendo excomungado pelo papa Clemente VII.
O soberano encontrava assim uma justificativa para impedir que o poder da Igreja ofuscasse a autoridade de um rei absolutista. Além do mais, os bens da Igreja passaram para as mãos da nobreza, que apoiava o rei. Desta forma, as propriedades da nobreza aumentaram, facilitando a nova atividade econômica de produção de lã, que era pro­curada pelas manufaturas de tecidos. A oficialização do rompimento entre Henrique VIII e o papado deu-se quando o Parlamento inglês aprovou o Ato de Supremacia, que, em 1534, colocou a Igreja sob a autoridade real: nascia a igreja anglicana."


A Contra-Reforma: Reação da Igreja Católica.

Na tentativa de conter o avanço protestante a Igreja Católica reativou o Tribunal da Inquisição em 1542, para julgar àqueles acusados de propagar as idéias reformistas.


Convocado pelo Papa Paulo III, foi realizado na cidade de Trento, norte da Itália, entre os anos de 1545 e 1563. Ali foram traçadas as estratégias para combater o avanço protestante. Ele se realizou em trê períodos e determinou:

  • Organizou a disciplina do clero: os padres deveriam estudar e formar-se em seminários. Não poderiam ser padres antes dos 25 anos, nem bispos antes dos 30 anos.
  • Estabeleceu que as crenças católicas poderiam ter dupla origem: as Sagradas Escrituras (Bíblia) ou as tradições transmitidas pela Igreja; apenas esta estava autorizada a interpretar a Bíblia. Mantinham-se os princípios de valia das obras, o culto da Virgem Maria e das imagens.
  • Reafirmava a infalibilidade do papa e o dogma da transubstanciação.
  • A conseqüência mais importante deste Concilio foi o fortalecimento da autoridade do papa, que, a partir de então, passou a ter a palavra final sobre os dogmas defendidos pela igreja católica.
  • A partir da Contra-Reforma surgiram novas ordens religiosas, como a Companhia de Jesus, fundada por Ignácio de Loyola em 1534. Os jesuítas se organizaram em moldes quase militares e fortaleceram a posição da Igreja dentro dos países europeus que permaneciam católicos. Criaram escolas, onde eram educados os filhos das famílias nobres; foram confessores e educadores de várias famílias reais; fundaram colégios e missões para difundir a doutrina católica nas Américas e na Ásia."
  • Em 1564, é criado o Índex,Librorum Prohibitorum, uma lista de livros elaborada pelo Santo Ofício, cuja leitura era proíbida aos fiéis católicos.
Se você quiser se aprofundar neste assunto clique aqui.


Fonte:


PEDRO, Antonio, 1942 - História: Compacto, 2º Grau / Antonio Pedro,. - Ed. Atual., ampl. e renovada. São Paulo: FTD, 1995.

18 comentários:

IdolosDisney disse...

adorei! ajudou muito com minha pesquisa!

Licínio Filho disse...

Olá Camila,
seja bem-vinda.
ficou feliz em tê-la ajudado.
Abraços.

Anônimo disse...

Valeeeww
ajudo muito com minha pesquisa²²

Licínio Filho disse...

Tá falado Anônimo... :)

Anônimo disse...

Ajudou muito viu com minha pesquisa de escola,texto bom,direto curto e de boa compreensão =D

Licínio Filho disse...

Fico feliz em tê-lo ajudado.
Abração.

Anônimo disse...

Caro amigo, vc està mal informado sobre as ideias de Lutero, procure ler mais sobre sua biografia e suas 95 teses. Vc tb esqueceu de mencionar alguns "detalhes" sobre a contra reforma, como a quantidade de gente que a igreja catolica assassinou, conficando-lhes os bens, bens com os quais contruiu parte da sua riqueza. Vc tb esqueceu de mencionar que o Concilio de Trento, onde eu moro, proibiu a leitura da biblia e a sua traduçao em qquer outro idioma. Que Lutero, para traduzi-la para o Alemao, ficou escondido anos, pois foi perseguido pelo Papa Leao X, e graças ao seu trabalho outras traduçoes vieram. Que este concilio durou 13 anos e foi a epoca em que a igreja catolica mais matou. Esqueceu de dizer que a igreja catolia vendia lugar no cèu, vendia o perdao, inclusive de mortos, e assim arrecadou "fundos" para construir San Pietro, o que deixou Lutero indignado. Bendito seja Lutero, corajoso homem de Deus, que abriu os olhos de boa parte do mundo para a destruiçao do genuino cristianismo pregado por Jesus. Por favor, nao omita fatos dos seus leitores. Comcerteza sua intençao foi a melhor, mas seu blog precisa ser atualizado.
Um abraço,
Cassia

Licínio Filho disse...

Olá Cassia,
seja bem vinda ao blog.Agradeço o seu comentário e gostaria de fazer algumas observações a respeito do mesmo.
Minha proposta aqui não é oferecer um curso de História on line e sim compartilhar informações sobre alguns temas.
O tema Reforma e Contra-Reforma aqui foi abordado superficialmente, pois como disse, busco apresentar algumas caracterísiticas básicas, apenas isso.Se você observar bem existe um link para o visitante consultar outras fontes,se for do interese dos mesmos.
Outra coisa, não sou mal informado,não quero publicar textos exaustivos por aqui, na verdade os hiperlinks existentes nas postagens têm como função estimular o visitante a buscar mais informações.
Continuarei com a mesma estratégia de postagens, me desculpe se não consegui atender às suas necessidades.
Sugiro que, se ainda não tenha um, crie um blog para que possa ter a noção de quanto tempo terá que doar para alimentá-lo de informações e, então, perceberá o que relatei nesta resposta.
Um fraterno abraço.

Anônimo disse...

Adorei. Muito bom, e de fácil entendimento =)

Licínio Filho disse...

Olá Mila,
seja bem vinda. Fico feliz por tê-la ajudado Apareça sempre.
Abraço.

marcos disse...

Lucínio obrigado
voce facilitou a compreensao desse tema
obrigado mesmo.

Licínio Filho disse...

Oi Marcos,
seja bem vindo.
Fico feliz em tê-lo ajudado.
Boas férias e boas festas!
Abraço.

marli disse...

Oi Licínio, bom dia seu blogger é ótimo, preciso com urgência de um grande favor.Fiquei em dependência em história, tenho que fazer uma pesquisa sobre " A REFORMA RELIGIOSA"( reforma protestante e contra reforma católica) só que tem que ser um resumo enriquecido,pois tenho que tirar 10(dez), e para falar a verdade sou muito ruim em resumo, estou perdida sem saber o que fazer, mais procurando no google te achei, obrigada, espero poder contar com sua ajuda. Marli

Licínio Filho disse...

Olá Marli,
seja bem vinda ao blog.
O material desta postagem pode ajudá-la neste trabalho.
Bom trabalho e sucesso.
Abraço.

alexsandra rocha disse...

Adorei muito, me ajudou muito na minha pesquisa, pois esses assuntos relacionados a educação são muito complexo, esses artigo está muito organizado e explicado.

Licínio Filho disse...

Olá Alexsandra,
seja bem vinda. Fico feliz em ajudá-la.
Abraço.

vivian disse...

Muito bom gostei, parabéns.

Anônimo disse...

Muito bom,vai me ajudar muito na prova! vlw.