quinta-feira, 29 de maio de 2008

Atividade Virtual - 2º ano CEPFS

Olá pessoal,
esta é uma atividade virtual sobre o Segundo Governo Vargas. Você deverá seguir as orientações presentes nesta postagem para desenvolver seu trabalho de pesquisa. Registre as atividades propostas em seu caderno.


O segundo Governo Vargas

Após ser deposto pelos militares em 1945, Vargas assume a presidência em 1951, eleito pelo povo. Porém, este novo governo será marcado por forte pressão da oposição, além de sucessivas crises.
A insatisfação chegou aos quartéis e em 1954 os militares da ala conservadora do exército lançaram um manifesto que ficou conhecido como "O Manifesto dos Coronéis".


Clique na imagem abaixo e saiba mais sobre este manifesto. Este link te levará para o site do CPDOC - FGV(Centro de Pesquisa e Documentação de História Contemporânea do Brasil ). Lá você deve acessar no mapa do portal "fotos e imagens", a seguir acessar "Outros Temas" e "Manifesto dos Coronéis" Identifique o contexto deste acontecimento e relacione-o com o suicídio de Vargas. Produza um texto em seu caderno sobre este tema
Fonte: CPDOC -FGV



A Campanha do Petróleo


Buscando proteger setores estratégicos da economia do país, Getúlio, dando continuidade à sua política desenvolvimentista, encaminha ao congresso proposta para a criação da Petrobras. A crição desta empresa estatal provou grande discussão política, envolvendo a mobilização popular através da campanha "O Petóleo é Nosso". Entenda melhor este importante momento do governo Vargas, explorando a página do CPDOC /"Outrod Temas"/"Petrobras 50 anos". Faça um resumo das principais informações encontradas, em forma de tópicos e registre em seu caderno.




Está foi a arma usada por Vargas para cometer o suicídio.Continue explorando a página do CPDOC. Volte no link "Outros Temas" e entre em
"Aniversário da Morte de Getúlio Vargas", busque informações sobre este tema e registre em seu caderno.


Fonte:CPDOC-FGV


Fonte: CPDOC-FGV


Comoção popular no funeral de Vargas
(Fonte:CPDOC-FGV)












Assista a um pequeno documentário sobre a morte de Vargas.




Nenhum comentário: